Projeto: "Criando o Jabuti e Seu Cenário"

 

Projeto: "Criando o Jabuti e Seu Cenário"

Baseado na atividade "Criando um Monstrinho"
Objetivo: Desenhar um jabuti seguindo orientações passo a passo, criar um cenário para ele e animá-lo no Scratch.


Roteiro para Desenhar o Jabuti

(Professor, guie os alunos com instruções claras e demonstração visual no quadro ou em papel.)

Materiais: Papel, lápis, borracha, lápis de cor/canetinhas.

Passo a Passo:

  1. Casco do Jabuti:

    • Desenhe um semioval (meia-lua) para a parte de cima do casco.

    • Embaixo, faça uma linha curva paralela para a parte inferior do casco.

  2. Cabeça e Patas:

    • Na frente, desenhe uma cabeça oval com dois olhinhos redondos.

    • Adicione um sorriso e uma narizinho (opcional).

    • Desenhe 4 patinhas saindo do casco (formato de retângulos arredondados).

  3. Detalhes:

    • Decore o casco com hexágonos ou manchas (padrão típico de jabuti).

    • Se quiser, desenhe uma folha na boca do jabuti (ele é herbívoro!).

  4. Colorir:

    • Casco: tons de marrom/verde.

    • Corpo: verde-claro ou amarelado.


Criando o Cenário

Sugestão de Cenário: Floresta tropical ou jardim (local onde jabutis vivem).

Elementos para Incluir:

  • Árvores (troncos marrons com folhas verdes).

  • Sol no céu e nuvens.

  • Chão com pedras e grama.

  • Rio ou lago (opcional para o jabuti "beber água").

(Peça aos alunos para desenharem o cenário em outra folha ou no Scratch depois.)


Animando no Scratch

Passos Básicos:

  1. Digitalizar ou Refazer no Scratch:

    • Os alunos podem desenhar o jabuti e o cenário diretamente no editor de pintura do Scratch.

    • Ou fotografar/escaniar seus desenhos e importar como sprites e cenários.

  2. Programação Simples:

    • Movimento do Jabuti:

      scratch
      Copy
      Download
      quando ⚑ for clicado
      repita indefinidamente
        mover 5 passos
        se estiver tocando na borda, girar ↻ 180 graus
        esperar 0.5 segundos
      fim
    • Interação (opcional):

      • Criar um botão para o jabuti "comer" (mudar de cor ou tamanho).

  3. Cenário Dinâmico (extra):

    • Adicionar um segundo plano com céu e sol (usar backdrops).


Dicas para a Aula:

  • Exemplo Prévio: Mostre um jabuti desenhado e uma animação simples no Scratch antes da atividade.

  • Personalização: Incentive os alunos a darem nomes aos seus jabutis e criarem histórias para eles.

  • Tempo: Divida em duas aulas (1ª para desenho, 2ª para digitalização e Scratch).

Resultado Esperado:
Cada aluno terá seu próprio jabuti animado em um cenário criativo, explorando arte e programação de forma lúdica!


Adaptação: Se os alunos forem muito novos, simplifique o desenho (apenas formas básicas) e use blocos de movimento mais simples no Scratch.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criando um jogo quiz com scratch

Simulação Completa: Velocidade do Som e Ondas

# **Sequência de Aulas: Plantas, Animais e o Ambiente**