AULA PRÁTICA: QUEIMA DA VELA

 

Roteiro para Professor e Relatório do Aluno


OBJETIVOS DA AULA

  • Observar e registrar as transformações físicas e químicas durante a queima da vela
  • Desenvolver habilidades de observação científica
  • Compreender conceitos de combustão, mudanças de estado e pressão atmosférica
  • Praticar o registro sistemático de experimentos

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Por grupo (3-4 alunos):

  • 2 velas pequenas (aproximadamente 10 cm)
  • Fósforos ou isqueiro (uso exclusivo do professor)
  • Régua
  • Cronômetro ou relógio
  • Copo de vidro transparente
  • Prato
  • Lupa (opcional)
  • Óculos de proteção

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA

⚠️ ATENÇÃO: Apenas o professor acende e apaga as velas

  • Cabelos longos devem estar presos
  • Mantenha distância segura da chama
  • Tenha água disponível para emergências
  • Trabalhe em área ventilada

ROTEIRO DO EXPERIMENTO

PARTE 1: OBSERVAÇÕES INICIAIS (10 minutos)

1. Examine a vela apagada:

  • Meça e registre as dimensões
  • Observe e desenhe as partes da vela
  • Toque e descreva a textura dos materiais

PARTE 2: ACENDENDO A VELA (15 minutos)

2. Professor acende a vela:

  • Observe o momento do acendimento
  • Registre o horário de início
  • Comece as observações da chama

PARTE 3: OBSERVAÇÕES DURANTE A QUEIMA (20 minutos)

3. Observe continuamente:

  • Tipos e cores da chama
  • Comportamento da cera
  • Formação de fumaça
  • Mudanças na vela

PARTE 4: TESTE DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA (10 minutos)

4. Experimento com copo:

  • Coloque a vela no prato
  • Cubra com copo de vidro
  • Observe o que acontece

RELATÓRIO DO ALUNO

DADOS PESSOAIS

Nome: _____________________ Data: _________ Turma: _______ Grupo: _________________


1. MEDIDAS INICIAIS DA VELA

Altura da vela: _______ cm Diâmetro da vela: _______ cm Comprimento do pavio: _______ cm Cor da vela: _________________


2. PARTES DA VELA (desenhe e identifique)

[Espaço para desenho da vela apagada]

Materiais identificados:

  • Pavio: _________________________________
  • Corpo da vela: _________________________
  • Base: __________________________________

3. OBSERVAÇÕES DURANTE A QUEIMA

Horário de início: _______ Horário final: _______ Tempo total de observação: _______ minutos

3.1 CARACTERÍSTICAS DA CHAMA

Altura da chama: _______ cm

Desenhe a chama e identifique suas partes:

[Espaço para desenho da chama]

Cores observadas na chama:

  • Parte inferior: _________________
  • Parte média: ___________________
  • Parte superior: _________________

A chama se move? Como?


3.2 COMPORTAMENTO DA CERA

O que acontece com a cera próxima à chama?


Para onde vai a cera derretida?


Que estado físico a cera apresenta:

  • Longe da chama: _________________
  • Próximo da chama: _______________
  • No pavio: ______________________

4. O QUE ESTÁ QUEIMANDO?

Em sua opinião, o que realmente queima na vela? ( ) A cera sólida ( ) A cera líquida ( ) O vapor da cera ( ) O pavio ( ) Não sei

Justifique sua resposta:



5. PRODUTOS DA COMBUSTÃO

O que você observa saindo da chama?


Onde esses produtos vão?


Se aproximar um objeto frio da chama, o que acontece?



6. EXPERIMENTO COM O COPO

O que aconteceu quando colocamos o copo sobre a vela?


Quanto tempo a vela ficou acesa dentro do copo? _______ segundos

Por que você acha que isso aconteceu?


O que aconteceu com o nível da água no prato?



7. MUDANÇAS NA VELA

Altura final da vela: _______ cm Quanto a vela diminuiu: _______ cm Aparência do pavio após queimar: _________________


8. TRANSFORMAÇÕES OBSERVADAS

8.1 MUDANÇAS FÍSICAS (reversíveis)

Marque com X o que você observou:

  • ( ) Cera sólida virando líquida
  • ( ) Cera líquida virando vapor
  • ( ) Vapor condensando em superfícies frias
  • ( ) Outras: ____________________________

8.2 MUDANÇAS QUÍMICAS (irreversíveis)

Marque com X o que você observou:

  • ( ) Formação de fumaça
  • ( ) Mudança de cor do pavio
  • ( ) Formação de cinzas
  • ( ) Liberação de calor e luz
  • ( ) Consumo da vela
  • ( ) Outras: ____________________________

9. QUESTÕES PARA REFLEXÃO

1. Por que a chama tem formato pontudo para cima?


2. O que a vela precisa para continuar queimando?


3. Se colocarmos a vela em um local sem ar, o que aconteceria?


4. A massa da vela aumenta, diminui ou continua igual durante a queima?


Por quê? ___________________________________


10. OUTRAS OBSERVAÇÕES

Registre outras coisas interessantes que você notou:





11. CONCLUSÕES

O que você aprendeu com este experimento?



Qual foi a observação mais interessante?


Que perguntas surgiram durante o experimento?



ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

CONCEITOS TRABALHADOS:

  • Estados físicos da matéria: sólido, líquido, gasoso
  • Mudanças de estado: fusão, vaporização, condensação
  • Combustão: reação química que libera energia
  • Pressão atmosférica: demonstrada pelo experimento do copo
  • Convecção: movimento do ar quente

RESPOSTAS ESPERADAS:

O que queima: O vapor da cera (parafina vaporizada) Produtos da combustão: Vapor d'água e gás carbônico Pressão atmosférica: A chama consome oxigênio, criando pressão menor dentro do copo Transformações físicas: Fusão e vaporização da cera Transformações químicas: Combustão da parafina

EXTENSÕES POSSÍVEIS:

  • Comparar diferentes tipos de vela
  • Investigar o efeito do vento na chama
  • Estudar outras formas de combustão
  • Relacionar com processos industriais

AVALIAÇÃO:

  • Qualidade das observações: ___/10
  • Precisão das medidas: ___/5
  • Clareza nas respostas: ___/10
  • Participação na atividade: ___/5
  • TOTAL: ___/30

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