# **Sequência de Aulas: Plantas, Animais e o Ambiente**

 # **Sequência de Aulas: Plantas, Animais e o Ambiente**  

**Turma:** 2º ano do Ensino Fundamental  

**Objetivos:**  

- Observar e descrever características de plantas e animais do cotidiano (EF02CI04).  

- Investigar a importância da água e da luz para os seres vivos (EF02CI05).  


---


## **Aula 1: Conhecendo os Seres Vivos ao Nosso Redor**  

**Objetivo:** Identificar e descrever características de plantas e animais do cotidiano.  


### **Atividades:**  

1. **Roda de Conversa:**  

   - Perguntar: *"Quais plantas e animais vocês veem no dia a dia?"* (Ex.: árvores no parque, pássaros, formigas, flores no jardim).  

   - Registrar no quadro as respostas.  


2. **Observação Guiada:**  

   - Levar imagens ou exemplos reais (folhas, sementes, fotos de animais).  

   - Pedir que descrevam: cor, tamanho, forma e onde vivem.  


3. **Atividade Prática:**  

   - Desenho de um animal e uma planta, destacando suas características.  

   - Socialização: cada aluno apresenta seu desenho e fala sobre o ser vivo escolhido.  


**Recursos:** Imagens, folhas, lápis de cor, papel.  


---


## **Aula 2: Onde os Seres Vivos Vivem?**  

**Objetivo:** Relacionar plantas e animais ao seu ambiente.  


### **Atividades:**  

1. **Jogo dos Ambientes:**  

   - Dividir a sala em grupos e dar cartões com animais/plantas (ex.: peixe, jabuticabeira, minhoca).  

   - Eles devem colocar cada cartão no ambiente correto (rio, árvore, solo).  


2. **Discussão:**  

   - *"Por que o peixe vive na água? E a minhoca no solo?"*  

   - Explicar como cada ambiente atende às necessidades dos seres vivos.  


3. **Atividade de Registro:**  

   - Montar um painel coletivo com desenhos dos seres vivos e seus habitats.  


**Recursos:** Cartões ilustrados, papel kraft, cola.  


---


## **Aula 3: A Água e a Vida**  

**Objetivo:** Investigar a importância da água para os seres vivos.  


### **Atividades:**  

1. **Experiência Prática:**  

   - Dois vasinhos com feijão: um regado e outro sem água.  

   - Observar por alguns dias e registrar as diferenças.  


2. **Discussão:**  

   - *"O que aconteceu com a planta sem água? E os animais, precisam de água?"*  

   - Listar exemplos (peixes, pássaros, pessoas).  


3. **Mural da Água:**  

   - Criar um cartaz com desenhos de seres vivos que dependem da água.  


**Recursos:** Vasos, feijões, regador, cartolina.  


---


## **Aula 4: A Luz e os Seres Vivos**  

**Objetivo:** Compreender a importância da luz solar.  


### **Atividades:**  

1. **Experimento:**  

   - Colocar duas plantas em locais diferentes (com e sem luz).  

   - Observar mudanças após alguns dias.  


2. **Conversa:**  

   - *"Por que as plantas precisam de luz? E os animais?"*  

   - Explicar a fotossíntese e como animais dependem das plantas.  


3. **Atividade Criativa:**  

   - Construir um "sol" de papel e escrever nele frases sobre sua importância.  


**Recursos:** Plantas, papel colorido, canetas.  


---


### **Avaliação:**  

- Participação nas atividades.  

- Desenhos e registros das observações.  

- Capacidade de relacionar seres vivos ao ambiente.  


**Adaptações:** Usar recursos táteis para crianças com deficiência visual (ex.: texturas de folhas, sons de animais).  


Essa sequência promove observação, experimentação e reflexão, alinhando-se aos objetivos da BNCC de forma lúdica e investigativa. 🌱🐦

Caça-palavras - Animais Marinhos

Caça-palavras - Animais Marinhos 🐬🐙

T U B A R A O M A R T N O L D R C
O L P L T U V G O L F I N H O R E
L U L A P B M Q A P E I X E O D E
V Q S A M A L O T U S V M B R A I
A O C R A E D S L I P R B V N T I
R E T A D F H L C A V A L O I V A
E S E R A E M B E G H K U M E D A
S T R D N A R P D J P B I E I A V
T T R E H A I Y O E O X X X L I A
R E A I E V I V A U A G U A R L H
E L F A R D N A A G K P T O T A A
L A P B E M G H L P I A E O U H A
A D H E A T R O L P V O L P O D M
D T U B A R A O H Q N M T Y V L A
O M E R C O R A L I F D S R B I R
M A C A V A L O M A R I N H O A A
A T H K U X D B E N R M B C T B Q
R E A I I D O F M E D U S A Z I U
I A A C O R A L T B R A C U D A T
N X P O L V O H I D E L U L A K I

🔍 Palavras para encontrar:

  • Golfinho
  • Tubarão
  • Polvo
  • Estrela-do-mar
  • Cavalo-marinho
  • Baleia
  • Lula
  • Água-viva
  • Coral
  • Peixe-palhaço
  • Anchova
  • Baiacu
  • Caranguejo
  • Esturjão
  • Linguado
  • Moreia
  • Narval
  • Ostra
  • Raia
  • Sardinha
✏️ Desafio: Circule todas as palavras na grade acima. Depois, escolha 3 animais e desenhe no seu caderno. 🧠 Pergunta bônus: Qual desses animais você já viu em um aquário ou documentário?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criando um jogo quiz com scratch

Simulação Completa: Velocidade do Som e Ondas

Mão biônica